Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável


O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos principais, a saber: 

Sustentabilidade Social - melhoria da qualidade de vida da população, equilíbrio na distribuição de renda e na diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular.Numa situação onde há miséria,carência das mais básicas condições de vida,as necessidades vitais são preponderantes em relação a consciência de um todo,do nosso ecossistema,da ação e reação da humanidade no nosso planeta.A educação nos convida a entendermos que nada funciona sem interagirmos com o que nos envolve,antes de tudo somos um globo em desequilíbrio no universo,portanto em desequilíbrio com o que está distante,com o que é próximo e com o próximo,somos uma parte do universo e a  sustentabilidade social é a responsabilidade de uns com os outros dentro da sociedade composta por cidadãos de fato,dentro do ambiente micro e macro,em que vivemos,uma responsabilidade social e ambiental.




Sustentabilidade Ambiental - conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos.Exploração dos recursos naturais sem ameaçar,ao longo do tempo,a integridade ecológica do meio ambiente,com a necessidade de sustentabilidade ecológica de longo prazo.





 Sustentabilidade Econômica - A sustentabilidade adquiriu uma visão mais ampla do mundo, congregando duas grandes ideias: a sustentabilidade fraca e a sustentabilidade forte. A primeira representa a definição de sustentabilidade, defendida em 1972, em que a única preocupação é a de devolver o que se consumiu, em termos de recursos. A segunda, adapta o consumo a exigências mais amplas, relacionando-o com a manutenção dos recursos naturais, tendo efeitos de externalidades, do ponto de vista econômico, sobre o capital humanofinanceiro e o patrimônio ambiental.É a capacidade de produção, distribuição e utilização justa das riquezas na sua totalidade, produzidas pelo homem , públicas e privadas, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia. 

 



Sustentabilidade Espacial - equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção de práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao meio ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada,assim como uma melhor distribuição territorial das atividades econômicas e assentamentos humanos.




 Sustentabilidade Cultural - respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais.Os princípios que regem a sustentabilidade cultural e educativa,são a criação de  condições para o desenvolvimento da personalidade de adolescentes e jovens através de garantia de condições mínimas como estruturas apropriadas,condições de bem-estar,solidariedade,justiça e liberdade,transmissão de valores fundamentais e do sentido de responsabilidade e ordem social,atenção dada pela sociedade à complexidade dos sistemas  e à dinâmica de mudanças criando competências para enfrentar os seus riscos e desafios,facultar a educação com objetivos profissionais e investir no desenvolvimento de um sistema de educação sólido entre gerações.










Outros objetivos:

1-Criar ou melhorar mecanismos que facilitem a participação,em todos os níveis do processo de tomada de decisões,dos indivíduos,grupos e organizações interessadas.

2-Estabelecer procedimentos determinados integralmente para a integração das questões relativas a meio ambiente e desenvolvimento no processo de tomada de decisão.







 

 


Sustentabilidade Ecológica - o uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida: redução dos resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de maior eficiência e regras para uma adequada proteção ambiental.Principais pontos a serem analisados:riscos e perigos para a vida humana provocados pelo homem devem ser evitados.Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.




 

Sustentabilidade Política - no caso do Brasil, a evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos.O objetivo geral é melhorar e reestruturar o processo de tomadas de decisões,de modo a integrar plenamente a esse processo a consideração de medida maior de participação do público.Reconhecendo que os países irão determinar suas próprias prioridades,em conformidade com suas situações,necessidades,planos,políticas e programas nacionais preponderantes.



3-Realizar um exame nacional das políticas,estratégias e planos econômicos,setoriais e ambientais,para efetivar uma integração gradual entre as questões de meio ambiente e desenvolvimento.

4-Fortalecer as estruturas institucionais para permitir uma integração plena entre as questões relativas ameio ambiente e desenvolvimento,em todos os níveis de processo de tomada de decisões.


                Sustentabilidade

           1)  Social 

           2) Ambiental

           3) Econômica

           4) Ecológica

           5) Cultural                 

           6) Espacial

           7) Política

                    

Desenvolvimento Sustentável é um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades,através do questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, conferindo se é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.

O grande marco para o desenvolvimento sustentável mundial foi, sem dúvida a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 (a Rio 92), onde se aprovaram uma série de documentos importantes, dentre os quais a Agenda 21, um plano de ação mundial para orientar a transformação desenvolvimentista, identificando, em 40 capítulos, 115 áreas de ação prioritária. A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento, combinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades. O processo iniciado no Rio em 92, reforça que antes de se reduzir a questão ambiental a argumentos técnicos, deve-se consolidar alianças entre os diversos grupos sociais responsáveis pela catalisação das transformações necessárias.

Dentre alguns dos focos discriminados na Agenda 21, podemos destacar:

    1-cooperação internacional

  • 2-combate à pobreza
  • 3-mudança dos padrões de consumo
  • 4-habitação adequada
  • 5-integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões
  • 6-proteção da atmosfera
  • 7-abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres
  • 8-combate ao desflorestamento
  • 9-manejo de ecossistemas frágeis: a luta contra a desertificação e a seca
  • 10-promoção do desenvolvimento rural e agrícola sustentável
  • 11-conservação da diversidade biológica
  • 11-manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questões relacionadas com os esgotos
  • 12-fortalecimento do papel das organizações não-governamentais: parceiros para um desenvolvimento sustentável
  • 13-iniciativas das autoridades locais em apoio à agenda 21
  • 14-a comunidade científica e tecnológica
  • 15-fortalecimento do papel dos agricultores
  • 16-transferência de tecnologia ambientalmente saudável, cooperação e fortalecimento institucional
  • 17-a ciência para o desenvolvimento sustentável 
  • 18-promoção do ensino, da conscientização e do treinamento
  • Fonte:http://www.catalisa.org.br         
  •           www.scribd.com